domingo, 30 de outubro de 2011

LANÇAMENTO DA BLOGNOVELA E EXPOSIÇÃO "LAPA GIRL"



    Pessoas, segue uma boa oportunidade para quebrar a rotina de uma segunda-feira...

    Estão todos convidados para o lançamento da Exposição e Blognovela "Lapa Girl", que estou realizando junto com um grupo de jovens no coletivo criativo Palavra Digital na Escola Livre da Palavra.

    Quem puder e estiver afim é só comparecer à Rua Teotônio Regadas, 26 - Lapa/RJ, no dia 07/11 a partir das 19h.

  Estão programadas performances artísticas, sarau, exposições, vídeo-arte... Enfim toda a produção dos grupos Palavra Digital e Palavra Plástica, que estão trabalhando em parceria pra isso dar certo desde junho deste ano. O resto é surpresa! 

Não percam, venham conhecer a LAPA GIRL! Vale conferir!

domingo, 23 de outubro de 2011

Feira de Livros de Nova Iguaçu



     Pessoas, NÃO PERCAM!!! Na próxima segunda, dia 24/10, a partir das 14h acontece a abertura da Feira de Livros de Nova Iguaçu com um evento literário organizado em parceria com a Baixada Literária, a Secretaria de Cultura e a ABL. 

Abaixo segue um um pouco da programação:

☻Lançamento de livro infantil de autora mirim de Duque de Caxias;
☻Homenagem de jovens ao grande autor Solano Trindade;
☻Contação de histórias;
☻Declamações de poesias de autores iguaçuanos

Não percam! A Feira de Livros de Nova Iguaçu seguirá até o dia 24/11
*Local: Praça Rui Barbosa, Centro - Nova Iguaçu/RJ

domingo, 16 de outubro de 2011

Rock educativo - Conheça a banda Sujeito Simples

Banda de Rock Educativo - Sujeito Simples


    A gente sempre tenta inovar em sala de aula, fica pensando em coisas mirabolantes, mas eu nunca tinha imaginado algo assim. Hoje me surpreendi com um link que me mandaram pelo Faceboock. Era um vídeo da banda SUJEITO SIMPLES. E se você imaginou que esse nome poderia ser um trocadilho com a Língua Portuguesa, é isso mesmo, Sujeito Simples é uma banda educativa, apresenta um estilo inédito: "Rock Educativo"! 

    Eu achei isso o máximo, eles fazem músicas que tem como tema a Língua Portuguesa. Torço para que dê certo e que iniciativas como essa se multiplique, pois esta se torna mais uma ferramenta para os professores lançarem conteúdo de maneira diferenciada, sair da rotina... Já pensou? Em breve poderíamos nos surpreender com bandas intituladas "Fómula molecular" falando de Química ou "Valor de Pi" ensinando Matemática, quem sabe "Estrutura Geológica" para falar de Geografia... Imagino eu que os alunos gostariam bastante dessa novidade, eu acho que se tivesse esse recurso na minha época teria sido muito mais divertido aprender!

    O slogan que eles usam é ótimo: Sujeito Simples - A banda que canta a sua língua! Eles vendem materiais relacionados (Cd e revista) no site deles e no YouTube você encontra seus clipes, aliás, muito bem feitos. Fiquem agora com dois dos que eu mais curti, segue um rock com "Advérbio" e um Reggae  com "Pronomes pessoais". Aprendam sobre e divirtam-se!





► Site oficial: Banda Sujeito Simples
► YouTube: Canal Banda Sujeito Simples
► Twitter: @_sujeitosimples
►Faceboock: Sujeito Simples

sábado, 15 de outubro de 2011

Uma boa lembrança escrita à Giz (ou Feliz Dia dos Professores)

*Para o Professor Pedro Ivo.


"Eu rabisco o sol que a chuva apagou..."


    Me lembro como se fosse hoje a palavra Giz escrita à giz no quadro-negro e o Professor Pedro Ivo olhando para a turma e a gente sem saber o que viria (eu já sabia que seria bom!). Uns segundos de silêncio se fizeram e depois veio o seu discurso meio que emocionado sobre como a música Giz (do álbum O descobrimento do Brasil, 1993 - Legião Urbana) o havia tocado - cantarolava em meio suas divagações sobre a simplicidade do tema e da melodia, ele estava simplesmente encantado e acabou me encantando também, pois essa se tornou uma das melhores lembranças da minha vida escolar...

     Todos nós temos um professor (ou professora) inesquecível. Pedro Ivo foi o meu professor de Geografia da 6ª à 8ª série (atualmente diria do 7º ao 9º ano). Paraense, apaixonado por sua profissão e pelo Brasil, dedicado aos alunos, com ele aprendi muitas coisas importantes que hoje me inspiram como educadora, dentre elas ter disciplina, responsabilidade e ter paixão pelo que faz. Para quem quer que o visse em sala de aula ficava óbvio o seu amor pela educação: Lançando conteúdo, chamando a atenção da turma ou fazendo um discurso indignado com alguma situação em questão na sociedade, eu ficava sempre maravilhada, ele era para mim o melhor professor de todos e até hoje é uma de minhas melhores referências, ele sempre rabiscava o sol quando a chuva o apagava.

     Posso dizer que foi com o professor Pedro Ivo que comecei a desenvolver meu pensamento crítico (na verdae com ele e com o professor Fernando, que dava a disciplina de Português na mesma época) através de atividades envolvendo o conteúdo a ser dado com folclore brasileiro, música, literatura e cinema - Lembro-me de ter ficado super feliz em acertar uma questão lançada em sala de aula onde pedia para justificarmos a frase "Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza" - País tropical de Jorge Ben. Foi nesta época que comecei a escutar (querendo interpretar as letras) entre outros, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas, Caetano Veloso, Chico Buarque... Enfim, foi nesses três anos que as coisas começaram a querer fazer sentido à minha volta, os questionamentos começaram a brotar na minha mente e o hábito por procurar o conhecimento também fora da sala de aula iniciou - livros, músicas e filmes se tornaram para mim os meios mais prazerosos de aprendizagem.

     O que eu queria deixar aqui como mensagem, neste dia especial, é que um professor pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa, mas nem sempre isso é reconhecido pelo estado ou pela sociedade. Muitas vezes nós mesmos (profissionais da educação) nos diminuimos perante outras profissões. Eu sei, está cada vez mais preocupante o retrato da Educação em nosso país, mas também sei que enquanto houver professores que amam sua profissão como o inesquecível Pedro Ivo mais crianças terão boas lembranças e referências em seu futuro assim como aconteceu comigo. É preciso mantermos a esperança viva, rabiscar o sol todas as vezes que a chuva apagá-lo...

Um Feliz dia dos Professores para todos nós!!!



*Professor Pedro Ivo, onde quer que estejas (e espero que estejas muito feliz), fica aqui o meu muitíssimo obrigada por seus ensinamentos e pelas boas lembranças, pelo exemplo de profissional que me destes.


Não há como ouvir Giz e não lembrar do Professor Pedro Ivo.
Espero que esta música te dê também boas lembranças.



♫♪ "Quero que saibas que me lembro, queria até que pudesses me ver.
És parte ainda do que me faz forte..." ♪♫ 


Giz - Legião Urbana (ao vivo)


Giz 
(Renato Russo, Dado Villa-lobos e Marcelo Bonfá - Legião Urbana)

E mesmo sem te ver
Acho até que estou indo bem
Só apareço, por assim dizer
Quando convém aparecer
Ou quando quero
Quando quero

Desenho toda a calçada
Acaba o giz, tem tijolo de construção
Eu rabisco o sol que a chuva apagou
Quero que saibas que me lembro
Queria até que pudesses me ver
És parte ainda do que me faz forte
E, pra ser honesto,
Só um pouquinho infeliz...

Mas tudo bem
Tudo bem, tudo bem...
Lá vem, lá vem, lá vem
De novo...
Acho que estou gostando de alguém
E é de ti que não me esquecerei

(Quando quero....
Quando quero...
Quando quero...
Eu rabisco o sol que a chuva apagou...
Acho que estou gostando de alguém...)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um Dia das Crianças inexplicável (ou Eu e Pretinha)

*Para Pretinha (muito obrigada por me ligar à criança que existe em mim!)
 
Pretinha
    Feriado. Arrumando meu quarto, limpando tudo, hoje me deparei com a realidade de que minha primeira boneca está ficando careca, seus cabelos caem conforme mexemos neles.

   Ela foi a única lembrança física da infância que guardei comigo, tive mais uma ou duas bonecas naquele tempo, mas essa era a única que me divertia, ela era a única boneca que guardava no coração junto com a pipa, o videogame, a bola-de-gude, a bicicleta, o playmobill, a caixa de lápis de cor, os livros de histórias, o lego, a bola, a queimada e o “pique nosso de cada dia”. Talvez por ser mais velha que eu (apesar dela ter sido minha primeira boneca, eu não era sua primeira dona), era minha amiga: tinha os olhos cor de mel que eu invejava e o “cabelo duro” igual ao meu, eu sabia podia confiar nela.


    E agora seu cabelo caia e eu nem tinha me dado conta disso antes. Sinto-me culpada. Abandonei-a, é fato. Talvez eu tenha esquecido da criança que há em mim... Por isso resolvi recuperar-me num tempo perdido – era preciso me encontrar criança alegre novamente. Hoje é Dia das Crianças, o dia perfeito.


     Dei banho na Pretinha (esse é o seu nome) com xampu e condicionador, lavei sua roupa com sabonete. Na hora de secá-la fui com cuidado para que não caísse tanto cabelo assim, mas como sua dona, seus cabelos caem, mas não o suficiente para que se perceba tanto! Ela ficou cheirosinha, como nos velhos tempos, ela ficou feliz assim como eu. Passei sua roupa quando secou e a vesti. Enfeitei seu cabelo, a perfumei e coloquei-a na prateleira do quarto junto aos meus livros preferidos. Tiramos uma foto para o blog e estamos aqui. Ganhamos o dia!
 
Eu e Pretinha

     Assim foi minha (nossa) manhã e um pedacinho da tarde de hoje. Encontrei comigo mesma criança. Foi um encontro inexplicável, maravilhoso e renovador, tanto para mim quanto para Pretinha.

     É preciso, ao menos por vezes, exercitar nossa criança para que ela também não envelheça. Eu sei que nesse nosso mundo atual isso pode parecer difícil em meio a tantos afazeres e informações, até mesmo as crianças estão esquecendo (ou desaprendendo?!) de sê-las. Mas é preciso acreditar, afinal, esse dia representa muito – Alegria, energia, saúde e paz: Esperança num futuro melhor!



Desejo a todos no dia de hoje, e sempre que possível, que assim como eu, encontrem-se crianças novamente!

domingo, 9 de outubro de 2011

FÓRUM PERMANENTE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DA JUSTIÇA TERAPÊUTICA

O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, em comemoração ao dia das crianças, promove: ENCONTRO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES






TEMA: SAÚDE, JUSTIÇA E QUALIDADE DE VIDA
LOCAL: Auditório Antonio Carlos Amorim (Av. Erasmo Braga, 115/4° andar - Palácio da Justiça, Centro/RJ)
DIA: 10 DE OUTUBRO DE 2011
HORÁRIO: DAS 9H ÀS 12.30H
*Entrada permitida somente para maiores de 10 anos



Mesa de Abertura


Dra. Ivone Ferreira Caetano
Presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica e Juíza de Direito Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital/RJ

Desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano
Diretora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ


9h – Mesa Redonda: “Saúde, Justiça e Qualidade de Vida”

Dra. Ivone Ferreira Caetano
Presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica e Juíza de Direito Titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital/RJ

Dra. Maria Cristina Milanez Werner
Psicóloga, sexóloga, terapeuta de casal e família e Mestre em Psicologia Clínica – PUC/RJ

Dr. Jairo Werner
Médico Psiquiatra

Dr.ª Maria Aglaé Tedesco Vilardo
Juíza de Direito, Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva ( em associação com a UERJ, UFRJ, UFF E FIOCRUZ)

12h30min – Encerramento