domingo, 15 de abril de 2012

14º Salão FNLIJ do Livro e da Leitura


   
   Com uma intensa programação dedicada a promoção do livro e da leitura, começa no próximo dia 18 de abril, data dedicada ao livro infantil brasileiro, o 14º Salão do Livro, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ

   Serão dias inteiramente dedicados ao universo da leitura, com diversos espaços para encontros de autores, ilustradores, venda de livros e palestras, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. A programação do evento já pode ser acessada na página da FNLIJ.

   Este ano, o México é o país homenageado pelo Salão. Escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil mexicanos, serão convidados para participar do 14º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Durante o encontro, será apresentado um panorama da literatura mexicana para crianças e jovens, além da exposição ao público, de livros infantis mexicanos.

   Como ocorre tradicionalmente todos os anos, o primeiro dia de Salão (dia 18) é dedicado à visitação gratuita, pré-agendada, para professores da rede pública carioca. Os educadores participarão de uma palestra com especialistas na obra de Monteiro Lobato e terão a oportunidade de conhecer antes dos outros visitantes, o lançamento das 72 editoras presentes ao evento.

    Assim como nas edições anteriores, toda criança e jovem que visitar o Salão este ano, receberá um livro de presente na saída do evento.

Data: de 18 a 29 de abril de 2012
Horário: De segunda à sexta – 8h30 às 18h / Sábados e domingos – 10h às 20h
Ingressos: R$ 5,00 – Gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalhem com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ.


Encontros Paralelos



♦ 3º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil


Data: 18 de abril, as 9h às 13h30
Local: Salão Nobre do Centro de Convenções (térreo)

   O evento realizado em parceria pela Associação Nacional de Livrarias – ANL, FNLIJ e Câmara Brasileira do Livro – CBL, é voltado exclusivamente aos livreiros. O tema deste ano é O Jovem Cliente das Livrarias e contará com a presença dos autores, especialistas e profissionais das livrarias, como Edmilson Xavier, presidente da ANL.


♦ Seminário FNLIJ de Literatura para Crianças e Jovens


Data: 24, 25 e 26 de abril, com inscrições abertas para educadores pelo e-mail: seminário@fnlij.org.br



   Além dos encontros paralelos, acontecerá trocas de livros, e o Salão oferecerá espaços voltados a diversos públicos, como as bibliotecas FNLIJ para educadores, para jovens, a Biblioteca FNLIJ Petrobras para crianças e o Espaço FNLIJ de Leitura, onde ocorrerão encontros com autores, ilustradores, sessões de autógrafos e lançamentos de livros.


►Outras informações:

Telefone: (21) 2262 9130

Projeto Coelhada



Capa do livro "Adivinha o quanto eu te amo"
*Livro que escolhi para trabalhar na Páscoa com minha turma.

    Resumidamente, para a semana da Páscoa elaborei um pequeno projeto - Projeto Coelhada - onde trabalhei muitas coisas com as crianças aproveitando a data comemorativa (e elas adoraram!). Além da própria festividade, claro, trabalhei com minha turminha alguns conteúdos específicos, tais como: 
  • A cor laranja e a alimentação saudável: Usando o legume cenoura;
  • Tamanho, Linguagem Oral e Música: A partir da frase "Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grande era ela, fiquei barrigudo" (do Clipe animado "Coelhinho" - do DVD Infantil "Galinha Pintadinha");
  • Família (pai e filho), Tamanho, Linguagem Oral e Interpretação Textual: Usando o maravilhoso livro "Adivinha o quanto eu te amo", de Sam McBratney, com ilustrações de Anita Jeram (aliás, esse livro também é ótimo para trabalhar no Dia dos Pais);
  • Animais (corpo coberto de pelos) e Diferenças: Usando o casal de coelhos trazidos para o nosso EDI (pela Tia Ray), trabalhando suas igualdades e diferenças (forma, cor, tamanho, gênero).

 Trabalho coletivo de colagem do "cenourão":
Por uma alimentação mais saudável!





Comendo e aprendendo a cor da cenoura:





Fazendo a confecção dos coelhinhos para a nossa lembrancinha:




Visitando e conhecendo nosso casal de coelhinhos:






Arrumando a coelhada!




Espero que tenham gostado! 
Fiquem agora com o clipe animado "Coelhinho" que embalou nossa Páscoa!


domingo, 8 de abril de 2012

II Encontro Estadual de Alfabetização e Leitura Literário - VIII Seminário de Alfabetização e Leitura



A FEUFF e o PROALE convidam para o 
 

  • LOCAL
Auditório Florestan Fernandes
- Faculdade de Educação
Campus do Gragoatá, bloco D, térreo - São Domingos, Niterói

  • INSCRIÇÕES GRATUITAS
Na sala do PROALE – Faculdade de Educação
Campus do Gragoatá, bloco D, sala 405 - São Domingos, Niterói
Pelo telefone 2629-2644 ou pelo e-mail proale@vm.uff.br

  • PROGRAMAÇÃO:

►12 de abril (quinta-feira)

8h
 
Credenciamento
9h 
Abertura · Leitura de poesias pelos alunos da UFF
Flávio Max Pereira da Silva (Letras/bolsista PROALE),
Iris Fonseca Casazza (Letras/bolsista PROALE) e
Carine Pinto Lessa (Pedagogia)
9h30min 
Conferência • Profª Drª Maria Luiza M. B. Oswald · UERJ
11h30min/13h 
Intervalo
13h 
“É mentira mas é gostoso”
apresentação do grupo CONFABULANDO · Contadores de Histórias
14h 
Painel 1 • A literatura na prática pedagógica: relatando atividades bem-sucedidas
Profª Ms. Josiane Souza · SME Itaboraí
Profª Ms. Stella Maris Macedo · CAp-UERJ
Profª Ms. Andrea Pessoa dos Santos · Inst. de Educ. Clélia Nanci
Mediadora: Profª Drª Ângela Borba · UFF
17h 
Leitura compartilhada por Lauren Marchesano · Doutoranda UFRJ
Lançamento dos números 1 e 2 da revista Sede de ler

►13 de abril (sexta-feira)

9h/12h
 
Painel 2 • A produção literária para crianças e jovens no Brasil hoje
Prof. Drª Aparecida Paiva · UFMG
Profª Ms. Graça Lima · UFRJ
Luciana Sandroni · escritora
Mediadora: Profª Ms. Margareth Mattos · PROALE/UFF
12h/13h30min 
Intervalo
13h30min 
“Quem conta um conto aumenta um ponto”
apresentação do grupo ATMOSFERA · Leitura e Literatura
14h30min 
Painel 3 • Alfabetização e ensino de língua portuguesa em questão
Profª Drª Cláudia Gontijo · UFES
Profª Drª Ana Lúcia Espíndola · UFMS
Profª Ms. Maria Cristina Corais · ISERJ/UNIGRANRIO
Mediadora: Profª Drª Cecilia Goulart · PROALE/UFF
17h
Encerramento

terça-feira, 3 de abril de 2012

Minha Turminha - 1ª Reunião com Responsáveis




       No dia 04 de abril aconteceu a primeira reunião de responsáveis da minha turminha.

    Este foi um momento muito tenso para mim, pois era o primeiro contato direto com os responsáveis de meus alunos e ali eu teria, de certa forma, acesso a visão deles sobre o meu trabalho até então... 

    Bem, felizmente, tudo correu bem. Enquanto chegavam coloquei um vídeo feito por mim com fotos das atividades feitas até o momento, para que tivessem noção do que é feito e como é trabalhado em sala de aula, ou seja, os processos até chegarem os resultados. Como eu já imaginava, eles ficaram encantados e muitos reconheceram nas falas dos filhos imagens ali colocadas.

   Após o vídeo, pude de fato iniciar a reunião. Como é de praxe, fiz as apresentações, minha e de minhas auxiliares e a partir de então começamos os diálogos, ressaltando sempre a importância da parceria FAMÍLIA-ESCOLA, com base na pauta da reunião:


   Achei também de extrema importância colocar os responsáveis a par dos conteúdos (em cada área do conhecimento) iniciados - fazendo uma ponte com os trabalhos expostos em sala, sendo mais uma forma, a meu ver, de convidá-los a participar deste processo, dando continuidade a ele em casa, no cotidiano da criança.



   Após os diálogos pertinentes e as opiniões expostas, distribui as agendas a cada responsável presente e lemos a mensagem escolhida para a ocasião "A lição da borboleta" que ficou para que pudéssemos refletir sobre como, por vezes, a ajuda em demasia pode atrapalhar no desenvolvimento de uma criança.


♦ Mensagem aos Responsáveis:

A lição da borboleta

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquela pequena abertura.

Em um determinado momento, pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguiria ir além.

Então, o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho, pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava que a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Mas nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que a Natureza fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos. 
Se a Natureza nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ela nos deixaria desprotegidos. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar...

domingo, 1 de abril de 2012

Dia Mundial de Conscientização do Autismo



O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta segunda-feira (dia 2 de abril), será comemorado em várias partes do mundo com ações como colocar iluminação azul em prédios e monumentos.

O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes.

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.


Neste vídeo abaixo, o diretor da Autismo Infantil, o Sr. Luiz Dias, fala sobre o processo de fazer exames e o tratamento biomédico no Brasil.




►Para saber mais, acesse os sites: