Em junho deste ano pude, com o apoio da Direção do EDI em que trabalho e com a ajuda de minhas auxiliares - Telma e Fátima - pude elaborar e executar um projeto que construí junto a minha turminha com muito empenho e que nos rendeu uma riquíssima experiência: O Projeto Vovô Patativa nos proporcionou uma viajem ao mundo de Patativa do Assaré e consequentemente um mergulho em parte do universo da Cultura Nordestina.
Muitos me olhavam espantados quando dizia que estava trabalhando Patativa - "Quem é esse?!" - perguntavam com olhos arregalados... E minhas crianças hoje o reconhecem em qualquer lugar. A mãe de uma aluna minha (Fátima, mãe de Anny) me contou, com orgulho da filha, que andando nas ruas com a menina, de repente esta diz desesperada: "Olha o Vovô Patativa! O Vovô Patativa! É o Vovô Patativa mãe!!!". Tratava-se de um senhor bem parecido com Patativa do Assaré, de chapéu e óculos escuros... Por essas e outras, que batizei o projeto de "Vovô Patativa". E é por isso que estou compartilhando aqui o relato de nossa aventura. Espero que gostem e que a partir de então muitos diálogos possam surgir e ideias possam ser realizadas!
*É possível também encontrar meu relato dessa experiência no Banco de Relatos do site Curta na Escola.
*É possível também encontrar meu relato dessa experiência no Banco de Relatos do site Curta na Escola.
“Projeto Vovô Patativa”
"A reação do nosso filho ao trabalho realizado com a obra de Patativa do Assaré foi bastante interessante, pois Pedro chegou em casa falando sobre o assunto, nos pediu para buscar vídeos na Internet sobre o “Vovô” Patativa e acompanhou algumas músicas dos vídeos que conseguimos achar.
Nós, enquanto pais achamos muito bom o interesse do Pedro e o reflexo sobre o assunto foi bem rápido. Esperamos novo trabalho despertando nosso pequeno para a nossa cultura tão rica e diversificada e infelizmente pouco valorizada por nós brasileiros." Silvia, mãe de Pedro
A minha ideia surgiu quando eu soube do concurso "Procura-se um Professor-Autor!", onde a proposta era escrever relatos de experiências com a exibição dos filmes do DVD Coleção Curta Na Escola – Literatura Brasileira em salas de aula. E se existe uma coisa que eu adoro, é trabalhar com curtas em sala de aula, e minha diretora, Renata Albudane, que sabe bem disso, sugeriu que eu participasse. Daí, pesquisei sobre o concurso e dentre os curtas que estavam disponíveis escolhi "Patativa": tudo haver com o momento que estávamos prestes a viver - As festividades juninas! Tive que deixar de lado o que eu já havia programado, que era trabalhar Luiz Gonzaga e fomos mergulhar em Patativa do Assaré!
Comuniquei as minhas auxiliares, que toparam na hora e no dia seguinte já foram trazendo sugestões para trabalharmos, inclusive a de trabalharmos a música "Vaca Estrela e Boi Fubá" (ideia de Fátima). Fiz umas pesquisas e além do documentário animado "Patativa", de Ítalo Maia (2001), adicionei mais ainda dois curtas animados com a mesma temática - "Cabra da Peste", de Cledinaldo Nogueira (Projeto Ceará Animado) e "O aniversário de Patativa", de Luiza Falcão (Associação Mundo Animado das Artes), e um vídeo produzido pelos alunos da Escola Municipal Maria Isabel (Assaré CE) da música "Vaca Estrela e Boi Fubá", todos encontrados no YouTube.
►Objetivos:
A partir da exibição do documentário animado "Patativa", partindo posteriormente para a exibição de outras duas animações - "Cabra da peste" e o "Aniversário de Patativa", pude aguçar o imaginário das crianças fazendo-as refletir e absorver parte da realidade do artista Patativa do Assaré: Qual é o seu nome? Porque ele é chamado com o mesmo nome de um pássaro? Como é esse pássaro (trabalhando características das aves)? Como é e sua relação com o ambiente onde vive? E sua casa, suas características físicas e vestes? Como ele fala (trabalhar variações linguísticas e preconceito linguístico)? O que ele faz (profissão e cotidiano)? Qual a sua história (eu, identidade, família)? O que ele tem para nos contar? E entre outros questionamentos e observações, incluindo as das crianças, fazer um link direto com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá", trabalhando gênero dos animais (macho e fêmea), animais úteis,
animais mamíferos, quantidade (nº de patas), cores (branco e marrom), além de expressão corporal e ritmo.
Unindo todos esses elementos do universo da obra de Patativa do Assaré, todos as atividades do projeto buscaram ainda trabalhar a Cultura Nordestina na música e na oralidade (rimas e ritmos), na dança, nas cores, características marcantes que devem ser (re)conhecidas e valorizadas em meio a nossa cultura tão rica e diversificada, de forma a exterminar um possível olhar preconceituoso sobre a linguagem e ou cultura nordestina no futuro.
►Disciplinas/Conteúdos:
- Linguagem Oral e Escrita: Variações Lingüísticas; Rima; Nome próprio; Interpretação textual (audiovisual e música); Oralidade.
- Matemática: Cores (marrom, branco, azul, laranja e preto); Quantidades; Tamanhos.
- Ciências Sociais e Naturais: Diversidade Cultural - Cultura Nordestina; Paisagem natural e modificada; Tipos de casa; Vestimentas; Família; Ser vivo (nascimento, vida e morte); Animais (mamíferos, úteis, gênero).
- Corpo e Movimento: Dança (forró); Imitação (Vaca e Boi).
- Música: Ritmo e reconhecimento (forró).
- Artes Visuais: Coordenação Motora fina - Recorte, colagem e pintura; Caracterizações.
►Duração:
- 5 semanas - De 01 de junho à 07 de julho
►Atividades:
- Assistimos ao curta "Patativa" e fui verificando a reação das crianças;
- Assistimos novamente, mas desta vez, durante a exibição, fui fazendo observações e respondendo a questionamentos de acordo com as expectativas delas: "Quem é ele?", "O que ele está fazendo?", "Ele toca violão?", "A casa dele é longe?", "Ele era o bebê?", "Agora ele está vovô!" "Ele canta!", "Tem uma vaca e um boi no céu!", "Ele está plantando!", "Tem cerca lá!". Ao esclarecer e acrescentar em suas observações, fomos juntos construindo um imaginário a respeito daquela história;
- Imaginário construído, parti p/ esclarecer o nome: Pedindo para que eles repetissem "Patativa do Assaré" e depois de rirem e acharem estranho expliquei a origem desse apelido, a história resumida (na linguagem deles) de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, que ele foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro explicando que era chamado assim por conta do seu belo canto comparado às Patativas (aves) e que Assaré é o nome de sua cidade que fica no Ceará, ainda dizendo que ele nasceu a muito tempo, no dia 5 de março de 1909 e que também já morreu (está no céu), no dia 8 de julho de 2002;
- Aproveitando o tema morte e vida de Patativa parti para um link com sua música "Vaca Estrela e Boi Fubá", e com o curta "O aniversário de Patativa", onde ele aparece no céu junto a outros personagens da cultura nordestina, a Vaca Estrela e ao Boi Fubá festejando seu centenário. Com mais estes elementos, eles puderam compreender melhor o porquê da vaca e do boi "no céu" do curta, expliquei que esta música era do Patativa.
- Para abordar novamente sobre as patativas, usei o curta "Cabra da Peste" onde ao fundo, no céu de Assaré, enquanto Patativa recita sua poesia, aparecem patativas voando (trabalhando ainda quantidade, contando as patativas junto com eles ao pausar o vídeo). Chamando a atenção deles para esse fato, pude explicar a eles que aquelas aves eram patativas e retomei sobre a história do nome do artista trabalhado, expondo depois imagens da ave (trabalhando as características das aves);
Assistindo o documentário e conhecendo a patativa (ave). |
- Em uma atividade, cada um fez seu Patativa c/ uma patativa nas mãos (pintura e colagem);
- Ouvimos muitas vezes a música "Vaca Estrela e Boi Fubá" enquanto confeccionávamos um painel da "Vaca Estrela" c/ "Boi Fubá" junto ao Patativa (recorte e colagem: sobras de EVA recortados, grãos de canjica, milho, feijão, e outras sementes), e o montamos juntos na porta da nossa sala para a comunidade escolar ver. Orgulhosos de nosso painel, combinamos ainda, como tarefa, deles contarem aos seus responsáveis a história do Patativa e do nosso painel; que foi um sucesso total!
- Com duas caixas de papelão, dois lençóis, muitas cores e os pezinhos e mãozinhas da criançada, confeccionamos nossa "Vaca Estrela" e nosso "Boi Fubá", trabalhando conteúdos como gênero dos animais (macho e fêmea), animais úteis, animais mamíferos, quantidade (nº de patas), cores (branco e marrom). Brincamos muito com a "Vaca Estrela" e o "Boi Fubá", que seriam usados posteriormente em nossa apresentação;
- E claro, em meio as atividades, sempre tirávamos um tempinho para ensaiar com a música "Vaca Estrela e Boi Fubá", para a apresentação da turma no Arraiá do nosso EDI, que aconteceu no dia 07 de julho e recebeu o título de "Forró do Vovô Patativa", onde eu me transformei em "Vaca Estrela", Telma (AAC) se transformou em "Boi Fubá" e Fátima (AAC) se transformou em um carismático "Vovô Patativa". Levamos o nosso painel e ficamos muito orgulhosos do resultado! *Hoje em dia, a "Vaca Estrela", o "Boi Fubá" e o "Vovô Patativa" fazem parte da decoração de nossa sala.
A experiência não poderia ter sido melhor. Primeiro foi uma baita surpresa a reação das crianças: todas amaram o Patativa e o adotaram chamando-o carinhosamente de "Vovô Patativa" - que deu nome ao projeto! Por várias vezes eles pedem: "Coloca o desenho do Vovô Patativa!".
Além disso, compreenderam bem, segundo o universo deles, que aquela realidade mostrada no curta é bem diferente da nossa sem desvalorizá-la. Achando curioso e divertido,comentam: "Lá não tem prédio."; "O Vovô Patativa tem que plantar e tirar leite da Vaca Estrela né?". Ainda sobre a arte do Patativa: "O Vovô gosta de tocar violão e cantar a música da Vaca Estrela e do Boi Fubá", ou sobre a história: "Quando ele era pequeno a mãe dele pegava ele no colo." ou "A casa dele não era de tijolo não?".
Puderam compreender também o fato do Patativa ser cantor e poeta, dele compor músicas - "O Vovô gosta de tocar violão sentado naquela cadeira que balança!" ou "Todo mundo gosta de ouvir o Vovô cantar na fogueira né?". E isso tudo acabou de certa forma gerando uma certa "militância" pró Vovô Patativa. Por exemplo, quando o curta terminava todos batiam palmas e gritavam "Vovô Patativa, Vovô Patativa!", ou quando colocamos o painel na porta da nossa sala eles fizeram questão de mostrar e dizer a todos os que passavam quais eram os personagens - Vaca Estrela e Boi Fubá (que eram "namorados") e que eles eram do Vovô Patativa que tinha feito uma música para eles e daí cantarolavam: "♪ ê ê ê ê Vaca Estrela, ô ô ô ô Boi Fubá... ♫"... Foi realmente encantador ver como eles adotaram de fato o Patativa como sendo mais um vovô deles.
Com muita conversa, observações e ações, introduzir o mundo do Patativa e essa pequena parte da Cultura Nordestina (músicas, ritmos e oralidade) foi uma experiência muito gratificante, já que, para nosso sucesso, houve uma adesão em massa da turma, o clima ficou bem propício à aprendizagem e eles puderam ter contato com essa riquíssima arte produzida por Patativa do Assaré de maneira lúdica, prazerosa. E eu com a riquíssima experiência da construção do conhecimento da minha turminha. Ou seja, o Projeto teve uma espécie de vida própria e acabou se apropriando da gente, passou a fazer parte do cotidiano da nossa turma. Pois até hoje, e imagino que até o fim do ano letivo, eu escutarei por muitas vezes e com muito orgulho:
"Tia, bota o desenho do Vovô Patativa?!"
►Vídeos do Projeto "Vovô Patativa" no YouTube: