sábado, 20 de outubro de 2012

Aprendendo a dividir com o morango do ratinho de Don e Audrey Wood



  No dia 17 de outubro aconteceu a 1ª Maratona de Leitura do EDI Renan de Souza Leal. E no planejamento de como seria essa maratona, como uma das atividades para o dia, sugeri à nossa PA trabalharmos com o livro O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado (de Don e Audrey Wood), onde um ratinho muito esperto tenta livrar seu morango de um urso esfomeado. Era uma história que já queria ter trabalhado em sala de aula que eu havia conhecido a pouco através da Coleção Itaú de Livros Infantis 2012, pois nos dá a possibilidade de trabalhar diversos conteúdos de forma bem lúdica.


  Sugestão aceita e o nosso AAC Geraldo se propôs a contar a história para toda a criançada com muita propriedade; muitos embarcaram na aventura do ratinho e morreram de medo do grande urso esfomeado. Após, dividimos os morangos ao meio e distribuímos entre todos os presentes em uma deliciosa degustação. Muitas crianças ainda não conheciam a fruta, o que tornou a atividade mais interessante. Esta atividade  coletiva buscou alcançar os seguintes objetivos:

♦ Trabalhar em matemática a noção de inteiro e metade;
♦ Trabalhar a socialização e o afeto aprendendo a partilhar;
♦ Manusear e degustar a fruta - morango - descobrindo sua textura, cheiro e sabor;



  Em sala de aula, o livro O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado (de Don e Audrey Wood) continuou sendo trabalhado, cada professora elaborou formas diferentes de explorar a leitura do livro. 

  Na minha turma, optei por fazer uma leitura para eles explorando mais a interpretação da história. Ao final da leitura lancei a seguinte pergunta: "Se você fosse esse ratinho onde você esconderia o seu morango?" As respostas foram as mais variadas possíveis, entre elas:

Bárbara: "Na minha barriga!"
Lucas: "Na geladeira da minha casa."
Ana Letícia: "Eu escondia num baú."
Vitória: "Na geladeira."
Isabelle: "Em cima da geladeira."
Raquelly: "Em baixo da cama."
Pedro: "Eu dava pra minha mãe esconder pra mim."
Luan Mark: "Eu comia tudo"
Beatriz: "Na minha mão."
Artur: "Na geladeira."
Larissa: "Na geladeira."
Adriel: "Comia rapidão com a boca!"
Sabrina: "Eu fugia dele."
Guilherme: "Na geladeira."

  Conversamos também sobre como esse urso, que não aparece na história, deveria ser e comparamos os tamanhos do urso, do ratinho e do morango para estabelecermos uma escala de tamanho juntos. 

  Agora era a vez das crianças contarem essa divertida história para sua turminha... Cada um contou da sua maneira e depois reconhecemos a cor do morango: vermelho, finalizando com uma divertida pintura com cola colorida, verde e vermelha, em A4 de um morango.



   Esta atividade em sala buscou alcançar os seguintes objetivos:

♦ Trabalhar letramento e gosto pela leitura prazerosa - contar e ouvir histórias;
♦ Desenvolver linguagem oral;
♦ Trabalhar interpretação textual;
♦ Desenvolver criatividade e imaginação - como seria o urso?;
♦ Desenvolver a solução de problemas - onde esconder o morango?;
♦ Trabalhar coordenação motora fina;
♦ Trabalhar em matemática as cores vermelho e verde e noções de tamanho - maior e menor.



►Saiba como foi a 1ª Maratona de Leitura do EDI Renan de Souza Leal aqui.



2 comentários:

  1. Boa Tarde... Adorei seu trabalho com o livro... Gostaria de de me comunicar com você por email, pois tenho interesse em dar minha aula prática para o Concurso PEI/RJ 2015. Se possível,gostaria de trocar ideias
    meu email: lidianefds23@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Lidiane, obrigada pelo incentivo. E como já entramos em contato, gostaria de saber como foi a prova... quando puder, mande notícias!

      Excluir