sábado, 5 de março de 2011

Meu pé de laranja lima

Capa do livro Meu pé de laranja lima feita por Rui de Oliveira. Apesar de ter inúmeras capas, inclusive mais atuais, coloquei esta por que é a capa do meu exemplar: tenho muito carinho por este livro.

   Posso dizer, sem sombra de dúvida, que este foi o primeiro livro que me emocionou verdadeiramente. Lembro-me perfeitamente (foi em 1996!) como foi impactante para mim ler este livro. Eu sentia raiva e compaixão, ria e chorava com o livro e até hoje, sempre que o leio (pois já o li diversas vezes!), é a mesma coisa: Eu me misturo, entro dentro da vida de Zezé, fico com vontade de dar colo ao Luís, compreendo o amor de Godóia, fico magoada com Jandira... É realmente uma história envolvente, EMOCIONANTE!
     
   O livro de José Mauro de Vasconcelos conta a história de Zezé, que tem muitos irmãos e é de uma família pobre. Ninguém tem muita paciência com ele, ele é sempre deixado de lado, por isso ele se sentia melhor na rua que em casa. Zezé  é um menino, antes de qualquer coisa e a pesar de tudo, um menino sonhador; dizia ele "... quando eu crescer quero ser sábio e poeta e usar gravata de laço. Um dia eu vou tirar retrato com gravata de laço. [...] quando Tio Edmundo me mostra retrato de poeta na revista, todos tem gravata de laço." - Zezé era só uma criança, uma linda criança gritando por socorro.  


   Uma de suas maiores surpresas é perceber que se pode cantar sem abrir a boca – ou seja, ficar pensando em uma música e deixá-la tocar dentro da cabeça. E quando a família se muda para uma casa onde há muitas árvores no quintal, cada irmão escolhe uma para si – um fica com a mangueira, outro pega o pé de tamarindo e assim vai... Sobra para Zezé um pequeno pé de laranja lima. No início ele não se conforma muito, mas passando o tempo acontece algo maravilhoso: ele e essa árvore ficam tão amigos que eles passam a conversar e até  a brincar juntos!
 
   Como diz o autor, esta é a "história de um meninozinho que um dia descobriu a dor..." um menino que está começando a descobrir o mundo e a perceber que na vida existem alegrias, como ter um amigo, e também tristezas, como quando o amigo vai embora para sempre.
 
   Meu pé de laranja lima se uma leitura inesquecível e importante para quem o lê. Valores como amizade e união são o destaque da história, além de mostrar o quanto carinho, atenção e amor podem fazer falta em nossas vidas. Nos faz refletir muito sobre como lidamos com as pessoas que fazem parte de nossas vidas, ou seja, valorizar e cultivar o quê temos, ou buscar o que ainda nos falta. è preciso dar atenção aos que estão a nossa volta.

" Naquele tempo. No tempo de nosso tempo, eu não sabia que muitos anos antes, um Príncipe Idiota ajoelhado diante de um altar perguntava aos ícones, com os olhos cheios d'água: 'POR QUE CONTAM COISAS ÀS CRIANCINHAS?'
A verdade [...] é que a mim contaram as coisas muito cedo."
(palavras do último capítulo do livro Meu pé de laranja lima)




Um pouco mais sobre...


Meu pé de laranja lima no teatro
   O livro Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, foi lançado em 1968, e faz muito sucesso até hoje. Em 1970, o diretor Aurélio Teixeira adaptou a obra para o cinema. Também já foram feitas algumas versões para televisão (telenovelas) e teatro. Já foi traduzido para 32 línguas, inclusive, ganhando uma adaptação coreana para quadrinhos em 2003.


   Roteirizado e dirigido por Marcos Bernstein uma nova adaptação cinematográfica do livro Meu Pé de Laranja Lima está sendo filmada na Zona da Mata de Minas Gerais. Se quiser saber mais sobre, visite o blog de divulgação MEU PÉ DE LARANJA LIMA, está super bacana. O elenco está bárbaro, torço para que seja o maior sucesso. Estou ansiosa para conferir o filme!





Zezé encontrando Minguinho (o seu pé de laranja lima).
Versão de 1980 (telenovela - Rede Bandeirantes) de Meu pé de laranja lima (romance imortal ou biografia de José Mauro de Vasconcelos). Uma hisoria que emocionou e influênciou muitas vidas.
No elenco: ALexandre Raimundo, Cristina Mullins, Elias Gleiser, Neuza Borges, Dionizio Azevedo entre outros....


Pedagogicamente, podemos trabalhar:
  • Valorização da vida;
  • Valorização da conquista e a importância da amizade;
  • Importância do ludismo e da fantasia;
  • Conhecimento da realidade de famílias pobres (com o cotidiano limitado);
  • Relacionamentos familiares (a importância do diálogo em família);
  • Busca da ternura e da humanidade que há em cada um;
  • Entre outros.

6 comentários:

  1. Boa lembrança. Eu também tinha um exemplar com essa capa, mas doei pra minha escola. Nunca tinha pensado em trabalhar com ele e a idéia agora me parece boa.
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Pois é Andréa, eu amo este livro! Espero que leve em frente a ideia de trabalhar com o livro e depois me conte como foi!
    Adorei sua visita, apareça sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Acabei de encontrar o blog, e já vi esse post lindo sobre O Meu Pé de Laranja lima, que é um de meus livros preferidos. Como vi que você também gosta, resolvi pedir uma ajudinha. Estou a um tempo procurando uma edição do livro, que tem no final uma imagem do Zezé com a sua gravata de laço. O problema é que não consigo lembrar qual edição era, nem a capa, por isso se você souber, for favor me ajude.
    Desde já muito obrigada, e adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por sua presença aqui!
    Alee, infelizmente não sei sobre essa edição do livro, mas vou dar uma pesquisada e se descobrir algo coloco aqui ok?! Apareça sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Consegui encontrar o livro, mesmo assim muito obrigada. Vou continuar aparecendo por aqui :)

    ResponderExcluir
  6. Que bom que encontrou o livro Alee... E que bom que vai continuar a me visitar! Abraços!

    ResponderExcluir