quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto de Lei 267/11

    Quer queiramos ou não, a falta de respeito, a desvalorização e até mesmo a violência contra os profissionais de educação tem sido algo perceptível na sociedade como um todo, e não seria diferente em sala de aula. É muito fácil escutar relatos de profissionais de educação sobre situações do gênero. 


   Resolver essa "situação" não é tão simples, ao meu ver seria o caso de uma reeducação social, a começar pelo estado valorizando os profissionais de educação. Seria um caso para uma reformulação educacional, uma mobilização de todos os setores da sociedade, o que demoraria algum tempo para se concretizar ainda que se iniciasse imediatamente e com seriedade.

    Fui surpreendida hoje pela notícia de um projeto de lei que prevê punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Há quem concorde e quem não concorde, mas sinceramente, apesar de acreditar que isso não seria a solução, acredito que este é um passo importante e que demonstra que de certa forma há quem comece a se preocupar em pensar o nosso sistema educacional em busca de um olhar que  se  adeque à realidade do cotidiano escolar brasileiro, ou seja, mais atualizado por assim dizer.

*No site VOTENAWEB você pode votar e acompanhar o projeto, além de acessá-lo na íntegra.

Espero que esse projeto seja analisado e discutido de forma séria e relevante, sem politicagens e que sejam tomadas as melhores decisões a respeito para que não haja prejuízos e sim avanços para o sistema educacional e a nossa sociedade como um todo.


Projeto de Lei 267/11


   A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.


   Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.


   A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.


   De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.


   O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


3 comentários:

  1. Adoro sempre as sjas postagens. Vc sempre tem algo interessante para dizer.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post... Fica o alerta!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pessoas! Comentários são sempre bem-vindos. Espero v^-los mais vezes por aqui! Abraços!

    ResponderExcluir