domingo, 28 de outubro de 2012

Aprendendo sobre higiene bucal






Capa do livro "Vamos escovar os dentes?", de Leslie McGuire e Jean Pidgeon.
   Sabendo que neste dia teria uma atividade coletiva sobre higiene bucal na creche, para entrar no tema, iniciei o dia com o livro-brinquedo "Vamos escovar os dentes?", de Leslie McGuire e Jean Pidgeon, onde as crianças se divertirão aprendendo a fazer uma higiene dentária adequada brincando. Afinal, ninguém resistiu a imitar a escovação de dentes chipanzé de um lado para o outro ou ao tubarão passando o fio dental...   No final da brincadeira, assim como os bichos, todos mostraram seus belos sorrisos e quiseram também contar a história à sua maneira.

   Após conversarmos bastante e aprendermos como cuidar dos dentinhos com divertida leitura, fomos fazer arte: com colagem, usando cartolina, algodão, restos de emborrachado e canudos, montamos um dentinho bem esperto que adora se escovar "com uma pasta rosa igualzinha a essa que a gente usa aqui depois que come": O Dentinho ficou lindo enfeitando nossa sala...




   Na rotina do dia, a escovação aconteceu de maneira mais empolgada, cheia de comentários e sorrisos para o espelho para mostrar os "dentes limpinhos"... Para fechar o dia, depois de tudo isso, assistimos o teatro de varas "Os Dentinhos", onde interagindo com as outras turmas e com os personagens da peça, as crianças aprenderam ainda mais sobre higiene bucal com uma explicação bem engraçada sobre como ocorre o desenvolvimento da cárie e como devemos proteger nossos dentes, saíram boas boas risadas.




   O dia foi muito produtivo e positivo, ao longo de todo o processo, através das atividades desenvolvidas, das brincadeiras e conforme o interesse de cada criança, pude fazer a avaliação.

   Com estas atividades, visei atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Estimular a criatividade;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ler e interpretar imagens/linguagens;
  • Compreender e valorizar a saúde bucal;
  • Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para a saúde dental;
  • Apresentar uma das principais doenças bucais: a cárie;
  • Ensinar/Estimular a escovação dos dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir;
  • Ensinar/Estimular a higiene bucal: como escovar os dentes e usar o fio dental;
  • Ensinar/Estimular a ter uma alimentação mais saudável para a proteção dos dentes.




Saiba mais sobre a apresentação de Teatro de Varas no blog EDI Renan de Souza Leal em "Os Dentinhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário