terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos Educadores e Educadoras...




 Hoje é Dia do Professor, aliás está sendo um dia bem incomum (ainda bem!), pois haverá protestos/manifestações em no mínimo quinze cidades do país reivindicando uma Educação de qualidade.

  Há o que se comemorar? Sim! Pois não me lembro de ter vivenciado um momento tão precioso como o que vivemos agora, especialmente no Rio de Janeiro, no que diz respeito às reflexões sobre a Educação em nosso país, sobre ser educador e sobre tudo o que envolve suas causas e consequências. Querendo ou não a Educação é o ponto de partida para tudo. O que queremos de fato para o nosso país? Da maneira que está não podemos permitir continuar.

   Como educadora do município do Rio de Janeiro (leia a postagem: "Entendendo o plano de carreira proposto pela Prefeitura do Rio de Janeiro") me sinto em dois extremos: por um lado triste, decepcionada com o tratamento, as atitudes/providencias dos governantes (Estado e Município) em relação as reivindicações dos profissionais de Educação e por outro lado feliz e esperançosa ao ver que os educadores se uniram e estão sabendo lutar por seus sonhos, por justiça, por uma Educação de qualidade e melhores condições de trabalho. E mesmo tendo o boicote da "grande mídia" há pessoas que buscam informações além das dadas pelas grandes emissoras de rádio e TV e jornais de maior circulação, compreendem e apoiam a luta dos Educadores.

    Inevitavelmente lembro dos contínuos ensinamentos do mestre Paulo Freire, afinal, "não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" e logo penso nas trocas e transformações que acontecem em nosso cotidiano. Penso em meus professores e em meus alunos, penso em meus colegas de profissão, penso no que aprendi e no que posso ter ensinado, penso em meus desejos como aluna e professora... É preciso não só sonhar como fazer os sonhos se realizarem. E é por isso que deixo não só os meus parabéns mas principalmente meus sinceros agradecimentos a todos os educadores e educandos de nosso país que em suas lutas, diariamente, contribuem para que as esperanças não morram, contribuem para a crença em um futuro sem desigualdades, com mais respeito e solidariedade.

   Deixo aqui as palavras/reflexão do Professor e Deputado Estadual (PSOL/RJ) Marcelo Freixo, ditas hoje em homenagem aos professores brasileiros que estão em luta por uma Educação de qualidade. Que não percamos a esperança nunca!



"O professor não ensina através de sua educação bancária, depositando conteúdo na cabeça de alguém, como condenava Paulo Freire. Não! O educador ensina na sua prática."

Marcelo Freixo, em 15/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário