domingo, 19 de junho de 2011

Art Project: Arte para todos

Esta é a página inicial, o menu onde você pode escolher o museu  que irá visitar.
uanto à imagem de fundo, muda de acordo com o museu que você selecionar. Neste caso, trata-se de um detalhe da obra The Nightwatch, de Rembrandt Harmensz. van Rijn, do Rijksmuseum, Amsterdan.
   Hoje pela manhã resolvi fazer uma visita à França, fui conhecer o Palácio de Versalhes. Construido a partir de 1664 pelo Rei Luiz XIV, o "Rei Sol", foi considerado modelo de residencia real por mais de um século e ainda hoje é considerado um dos maiores do mundo.

   Pois bem, fui lá e voltei. Além de entrar no Palácio de Versalhes, ainda pude apreciar as variadas obras de arte expostas lá. E tudo isso, sem sair de casa. Na próxima semana já decidi, irei a Nova Iorque visitar o MoMA (Museu de Arte Moderna). Essa viagem artística, por assim dizer, só foi possível graças ao recente projeto da Google inaugurado em fevereiro de 2011: o Art Project, que já conta com um "acervo" de mais de 1.000 obras, de mais de 400 artistas, em 17 museus de diferentes localidades do mundo.

   Quando eu soube deste projeto, eu "pirei". É um projeto maravilhoso não só para fins educativos (pois neste aspecto é indiscutível, ainda mais para os profissionais de Informática Educativa e Pedagogia, assim como eu!), mas para toda humanidade - acesso irrestrito e armazenamento de conhecimento e informação.   Imaginem só: eu, você e qualquer um que tenha acesso à Internet tem oportunidade igual de visitar por exemplo, a Galeria Nacional em Londres (Inglaterra) ou o Museu Reina Sofia em Madrid (Espanha) e conhecer, literalmente, detalhes sobre as obras e o espaço físico desses lugares. Quando digo literalmente, me refiro às imagens a que temos acesso. O Google investiu alto neste projeto e usou uma tecnologia de captura de imagens com uma resolução de 7 bilhões de pixels (uma qualidade de imagem mil vezes superior à de câmeras digitais convencionais), o que nos possibilita ver a obra  do macro ao micro com apenas alguns cliques - do todo (a obra "inteira", no seu local) aos detalhes da textura, coloração e traço. 
    As imagens são acompanhadas de textos explicativos e comentários de especialistas, em arte em vídeos do YouTube, com mais ou menos uns três minutos de duração. 

Marie-Antoinette de Lorraine-Habsbourg, reine de France et ses enfants
1787, Louise Elisabeth Vigée-Lebrun
Aproximando a imagem, você pode visualizar detalhadamente a obra.

Detalhes do rosto de Marie-Antoinette e da criança em seu colo.

Aqui, a imagem de Marie-Antoinette de Lorraine-Habsbourg, reine de France et ses enfants e suas informações, tais como: autor, data, material usado, tamanho e sua localização (Mars Salon)


     Não é possível salvar as imagens, mas pode-se resolver isso com um simples Print Screen você pode ter uma obra dessas no seu computador. Eu mesma "printei" essa obra abaixo e coloquei no meu computador como papel de parede. A qualidade da imagem é realmente muito boa. Ficou belíssimo!

Mars sur son char tiré par des loups
1673,Claude II Audran



 
Você pode utilizar o "zoom" e ver cada pedacinho da obra.
Passa do "macro" ao "micro" em segundos.
 Usando o mouse, você direciona a parte da obra que quer ver mais de perto, 
regulando o "zoom" na ferramenta na parte superior da tela.
 Na parte inferior da tela, uma miniatura da obra, onde você pode visualizar a pedaço da obra que você aproximou (a parte acesa) e também regular o "zoom".




   Sem contar que as salas foram fotografadas em 360° (parecido com o street-view), o que dá a sensação de estarmos caminhando virtualmente naquele lugar, você pode se aproximar das obras, ver por exemplo, os detalhes do teto ou do piso e escolher para que direção continua sua visita. Pois além das obras em si, podemos visitar as instalações do museu. 

The Apollo Salon,  Palacio de Versailles

The Hall of Mirrors,  Palacio de Versailles

The Peace Salon,  Palacio de Versailles



   Ao lado da imagem da sala que você está visitando, tem um "mapinha" que te situa, com informações sobre o local - a sala que estiver na cor amarela é a que você está, querendo ir a outra sala é só clicar nela que você estará lá num segundo.

The War Salon, Palacio de Versailles

As setas no "chão" indicam as direções que você pode tomar.
Ao lado da imagem, informações sobre o local e sua localização no 
Palácio de Versallhes indicada pelo "quadrado amarelo".

Uma das paredes da The War Salon vista mais de perto.


Mars Salon,  Palacio de Versailles

Onde aparecer sinais positivos ( + ), passamos o mouse e aparece informações sobre a obra.
Olhando na direção esquerda, na parte superior, você verá uma bússola para se orientar na "caminhada".

 Teto da Mars Salon,  Palacio de Versailles

   Bem, fico por aqui. Espero que o Art Project seja bastante difundido e utilizado. Que as pessoas gastem mais o seu tempo em frente ao computador com sites como este e deem menos audiência para o fútil - fofocas e vídeos idiotas. Esta é uma oportunidade única, aliás um projeto único que tem grandes chances de ser ampliado. Já pensaram o mundo, literalmente, em sua casa?! Conhecermos as variadas culturas e conhecimentos?! Mais ainda do que já temos ao nosso alcance? A Internet está aí e não dá para imaginar o que ainda mais pode acontecer, mas espero que mais iniciativas como esta da Google apareçam cada vez mais.

Agora, corra! Acesse o Art Project
Qual museu você visitará primeiro?!

► Assista ainda os vídeos abaixo sobre o projeto: 

Making Of do Art Project

Um guia de visitas do Art Project (uma espécie de tutorial)


Pedagogicamente podemos trabalhar...

Bem, acho que aqui é fácil, não tem muito mistério... Podemos trabalhar isoladamente ou interdisciplinarmente com a Informática Educativa, com Português, Geografia, História e Educação Artística obviamente. Podendo ser abordado, entre outras coisas, em:

Informática Educativa: Como usar o Art Project; pesquisar a história de determinado museu, obra ou artista; repensar e "reproduzir" a obra a partir de uma interpretação própria usando programas de edição de imagem;
Português: Interpretação de imagens de forma verbal e escrita; elaborar biografia de determinado artista;
Geografia: Trabalhar as características dos países em que se encontram os museus, possíveis características geológicas e climáticas que podem aparecer em determinadas obras;
História: Contextualização das obras, artistas e locações (museus) com períodos e fatos históricos; fazer um paralelo com a História Antiga e Contemporânea; 
Educação Artística: Analisar obras de diferentes artistas (técnicas utilizadas, interpretação, entre outros); contextualizá-los com movimentos artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário