sábado, 4 de junho de 2011

Universidade, chave do futuro

  


  Há duas semanas, do dia 23 à 27 de maio, o Jornal da Globo exibiu uma excelente e interessante reportagem sobre o ensino superior no Brasil - Universidade, chave do futuro, fazendo uma espécie de raio-x da situação atual das universidades públicas e privadas (estrutura e ensino) analisando, comparando, denunciando e nos fazendo refletir: nossas escolas estão realmente formando corretamente? Qual é o papel da universidade em nossa sociedade? 

   Estou gostando muito desse "movimento" pró-educação que vem acontecendo na sociedade e que a grande mídia parece ter abraçado (é bem estranho, mas ao menos é o que parece!) a causa, e torço para que ela permaneça como uma aliada neste processo - denunciando, alertando, mostrando, fazendo reflexões sobre e principalmente, trazendo para a grande massa essas preciosas informações: "movimentando os cérebros"! Afinal, parecem ter entendido que um país não pode crescer de forma alguma sem investimentos grandiosos em educação.  Acredito que a produção de séries de reportagem como essa são de imensa importância, uma vez que contribui com o pensar e discutir, cada vez mais, a educação brasileira de uma maneira mais ampla e significativa, pois é preciso conhecer os problemas para solucioná-los!


  O que não adianta de nada, e todo mundo finge não saber, é termos estatísticas "maravilhosas" mostrando que o número de pessoas com educação superior aumenta a cada dia, quando exames indicadores de qualidades desse ensino (como o ENADEExame Nacional de Desempenho de Estudantes) mostram uma enorme deficiência neste. Somos a 7ª maior economia mundial (com previsões para se tornar a 5ª maior economia mundial até 2016!) e a melhor universidade do país (USP - Universidade de São Paulo) não está nem mesmo entre as 100 melhores do mundo. Precisamos valorizar, rever e mudar a educação do país, iniciando pela educação básica para que nossos universitários tenham o mínimo de condições para seguirem uma carreira universitária digna e promissora. 

    Fiquem aqui com os vídeos da série (cada um apresentando e discutindo um aspecto), que não poderia ter título melhor: "Universidade, chave do futuro"Série especial mostra os desafios do crescimento do ensino universitário no país, exibida no Jornal da Globo.


Vídeo 1 - 23/05

"Símbolo de status, de emprego e de vida melhor, o diploma universitário está hoje ao alcance de um número recorde de brasileiros. Mas as faculdades brasileiras atendem às necessidades e esperanças dos estudantes? O desafio de formá-los está na série Universidade, chave do futuro."




Vídeo 2 - 24/05


"As universidades brasileiras sofrem com deficiências graves nos três itens que fazem uma boa instituição de ensino superior: estrutura, professor e nível dos alunos. Na segunda reportagem da série Universidade, chave do futuro, exemplos de abandono de instalações, professores sem motivação e alunos que vão aprender na faculdade o que faltou no Ensino Médio."

Vídeo 3 - 25/05



"Pesquisa é o que se espera que ocorra numa universidade, mas a pesquisa em universidade brasileira é refém da burocracia e vítima também de um sistema que não privilegia o mérito.

Você confere na terceira reportagem da nossa série Universidade, chave do futuro."




Vídeo 4 - 26/05

"As universidades americanas estão invariavelmente entre as melhores instituições do mundo - recrutando muitos cérebros estrangeiros. Que lições podemos aprender com as universidades americanas? Veja o vídeo da 4ª reportagem da série Universidade: chave do futuro."




Vídeo 5 - 27/05


"Mesmo respirando burocracia e desprezando o mérito, as universidades conseguem produzir pesquisas surpreendentes. Na última reportagem da série Universidade: chave do futuro, algumas das chamadas "ilhas de excelência" de ensino superior no país."

Nenhum comentário:

Postar um comentário