terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tarsila do Amaral vira "Tarsilinha" - Novo longa animado brasileiro




"O cinema infantil continua inexpressivo no Brasil. E ainda não merece destaque tanto no Ministério da Cultura (MinC) quanto nas produtoras, nas TVs, na mídia e mesmo na classe cinematográfica, que vê o cinema voltado para crianças como algo menor e sem importância para o mercado"


     A fala acima é de Luiza Lins (Cineasta e Coordenadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) e reflete exatamente a realidade do cinema infantil nacional. Mas ainda assim, pode-se dizer que é possível enxergar uma luz no fim do túnel. É que acredito já termos um bom motivo para comemorar o cinema infantil brasileiro, pois está previsto para ser lançado ainda este ano um filme inédito e originalíssimo "Tarsilinha" - Dirigido por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (criadores e diretores da TV Pinguim), com roteiro de Fernando Salem (com experiência em várias séries infantis como Vila Sésamo e Cocoricó), se inspira na artista Tarsila do Amaral.

    Tarsilinha é a protagonista que dá título ao longa, uma menina que enfrentará suas incertezas e medos em uma viajem onírica com os cenários e a parte visual inspiradas no trabalho da artista Tarsila do Amaral (1886-1973). Ou seja, a arte será apenas plano de fundo para o filme. Segundo Rozzino (produtor do filme), nenhuma obra de Tarsila será reproduzida no filme, e Tarsilinha, claro, é inspirada na artista brasileira, mas o filme não é uma obra biográfica.



A imagem acima refere-se a um estudo feito da obra  O Lago (1928)  de Tarsila do Amaral.
Este estudo serve para fazer pano de fundo do filme.

  Imersa em um mundo, brasileiríssimo e cheio de cores, característico da artista, com seus elementos gráficos e personagens, Tarsilinha fará sua jornada nos mostrando como uma menina supera diversos obstáculos em um processo que simboliza o de crescimento. Tarsilinha abordará questões envolvendo a família e as relações sociais. 

     Segundo a declaração do diretor, para a revista Tela Viva, "Tarsilinha" será em 3D por dois motivos: O primeiro é a questão mercadológica, pois "existe agora, um negócio, uma distribuição relacionada aos projetos audiovisuais 3D". E o segundo motivo passa pela questão da narrativa, para Mistrorigo "as obras de Tarsila do Amaral são naturalmente tridimensionais e a tecnologia foi uma solução pensada desde o início".



☻Sinopse de "Tarsilinha"

Olhando esta imagem, já dá pra sentir o clima: 
cores e formas de Tarsila do Amaral - Será imperdível!

     Uma Lagarta estranha e colorida invade repentinamente a casa da Tarsilinha e rouba todas as lembranças de sua mãe, que estavam em uma caixinha. Ao fazer isso leva também as suas memórias.
Perseguindo a Lagarta, Tarsilinha entra em um novo mundo, habitado por seres fantásticos, como o tatú-pássaro, uma lagarta colorida ou uma grande e assustadora Cuca.
     Felizmente ela encontra também aliados, como o Sapo, o Saci e o macaco cantor, que vão ajudá-la nesta surpreendente jornada, a recuperar a memória de sua mãe e voltar para casa em segurança.
    A personagem Tarsilinha não retrata a infância da artista, é uma personagem de ficção que navega pelo universo visual das obras da Tarsila.


    Bem, está divulgada a notícia. A última previsão de lançamento é 2012. O projeto está em andamento desde 2008 e a vitória em três editais ajudaram na produção.



Agora é só aguardar ansiosamente para conferir essa aventura colorida e brasileira com Tarsilinha!



►Fontes:

4 comentários:

  1. como façao para conseguir este material sou arte educadora e trabalho com educação infantil tudo haver.LINDOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Olha, foi bom você tocar no assunto rsrsrs Na verdade eu nem sei se o filme estreiou... Vou dar uma pesquisada. Abraços! *Bom te ver por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Sou professora de educação infantil e vou trabalhar um projeto sobre Tarsila do Amaral com meus alunos. Como faço para conseguir o video Tarsilinha?
    Aguardo retorno, Obrigada
    Laudinéia
    Facebok Laudinéia Quintão - de Ouro Branco - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laudinéia! Me perdoa a demora na resposta... Pesquisei e soube que a animação não foi concluída. Parece que não conseguiram verba, uma pena! Mas se sair, com certeza postarei por aqui. Estou na torcida! Abraços!

      Excluir