O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta segunda-feira (dia 2 de abril), será comemorado em várias partes do mundo com ações como colocar iluminação azul em prédios e monumentos.
O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a síndrome atinge mais de 2 milhões de brasileiros, e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes.
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Neste vídeo abaixo, o diretor da Autismo Infantil, o Sr. Luiz Dias, fala sobre o processo de fazer exames e o tratamento biomédico no Brasil.
►Para saber mais, acesse os sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário