domingo, 17 de junho de 2012

Exposição “A Terra vista do Céu"






   Ontem, mais ou menos umas 22h, passando pela Cinelândia - Centro do Rio de Janeiro, pude apreciar uma linda exposição de fotos a céu aberto.

   Trata-se da Exposição  “A Terra vista do Céu” do fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, que chega pela primeira vez ao Brasil.

   O meio ambiente visto por um ângulo diferente. Esse é o foco da exposição, que através de 130 imagens de grandes dimensões, com fotos de 2 metros por 1,40 metro, revelando novos ângulos e perspectivas de diferentes cidades e da natureza, convida o público do Rio de Janeiro a admirar a beleza e pensar sobre a fragilidade do nosso Planeta, propondo uma reflexão sobre sua evolução 20 anos após a realização da “Eco 92”, que desencadeou o trabalho do fotógrafo.


“Quando comecei a publicar minhas fotos em 2000, nenhum museu queria expor meu trabalho, então resolvi utilizar a rua. É importante de fazer uma exposição gratuita para que todo tipo de pessoa possa ver. Eu sou muito utópico, somos todos nós que teremos que mudar o mundo. Temos que aprender a viver e reconhecer o impacto do homem sobre a Terra” - Yann Arthus-Bertrand 


  Yann acredita que o importante é transmitir emoção e sensibilidade através de um olhar diferenciado que o fotógrafo pretende revelar em seu trabalho. “A Eco92 levantou a questão do desenvolvimento sustentável e eu quis levar a arte para as ruas. Não me interesso pela técnica, é como se perguntasse ao pintor qual pincel ele pinta. Para mim, o importante é o olho. Descobri a fotografia aérea quando pilotava balões para viver. A fotografia aérea mostra a visão de um território e ajuda a explicar o mundo. Faço por curiosidade porque quero entender o mundo em que vivemos”.

   Às vésperas do evento “Rio+20”, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a exposição funcionou como um prelúdio da cidade ao evento, contribuindo de forma lúdica e crítica para o debate de temas tão fundamentais.

   O projeto também realiza uma grande ação de educação ambiental envolvendo escolas da rede municipal, além de exibições populares do documentário “Home – Nosso planeta, nossa casa”.

  O inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da exposição "A Terra vista do Céu" será realizado pela Voltalia Energia do Brasil. As emissões relativas ao evento serão compensadas através de um projeto de restauração florestal na bacia hidrográfica do rio São João, no âmbito do projeto "Corredores Florestais" da Associação Mico Leão Dourado.



   Segundo Yann, "A Terra Vista do Céu" tem o objetivo de mostrar a beleza e a fragilidade do planeta Terra propondo uma reflexão sobre a evolução da Terra nas últimas duas décadas.

  Impressionante! Esse é o meu adjetivo para a exposição. Super recomendo, aos que puderem, fazer uma visita à essa exposição a céu aberto. Primeiro pelo espaço, que está super organizado e em harmonia com a Cinelândia (eu achei que combinou demais!). E depois, são fotos belíssimas e surpreendentes, de inúmeras partes do mundo, que por muitas vezes nos fazem duvidar de sua veracidade: Ora o sentimento é de admiração, tamanha beleza das formas e cores nas imagens; ora o sentimento é de reflexão e contestação mesmo mediante as informações implícitas nas imagens... Vá e faça suas próprias reflexões!






Abaixo um pequeno vislumbre do que você pode encontrar por lá!

CORAÇÃO DE VOH EM 1990, NOVA CALEDÔNIA, FRANÇA

PAISAGEM PANTANOSA DO PARQUE NACIONAL DE COSTA OESTE, REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL

BANCOS DE AREIA NO LITORAL DA ILHA DE WHITSUNDAY, QUEENSLAND, AUSTRÁLIA

BARCOS PRESOS NOS JACINTOS-DE-ÁGUA NO NILO, EGITO

FARDOS DE ALGODÃO, THONAKAHA, REGIÃO DE KORHOGO, COSTA DO MARFIM

CASA INUNDADA NO SUL DE DACCA, BANGLADESH

ANTENAS PARABÓLICAS NOS TELHADOS DE ALEP, SÍRIA

TAPETES DE MARRAKESH, MARROCOS

ICEBERG ERODIDO NO FIORDE DE UNARTOQ, GROENLÂNDIA

BALEIA AO LARGO DA PENÍNSULA DE VALDÉS, ARGENTINA

O CORCOVADO NO ALTO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL



►Visitas Guiadas:
  • Segunda a sexta - 10h às 11h | 13h às 14h | 15h às 16h | 17h30min às 18h30min
  • Sábados e domingos - 11 às 12h | 15h às 16h

►Horário da exposição:
  • O horário do Centro de Visitantes e dos monitores é de 9h às 19h em dias úteis e de 10h às 18h aos finais de semana.
  • A iluminação dos expositores ficará acesa diariamente até às 23h.

►Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário