sábado, 30 de outubro de 2010

Pela valorização da Educação Infantil

Por Érica de Campos






Infelizmente, ainda é comum presenciarmos pessoas desvalorizando a Educação Infantil, vendo as creches e pré-escolas como simples depósitos de crianças; até mesmo profissionais da educação mantém o mito de que a Educação Infantil é desnecessária e que tudo não passa de uma grande brincadeira. Não é bem assim.
Embora a Educação Infantil há mais de um século tenha sido entendida como cuidado e educação extra domiciliar, foi reconhecida na Constituição Federal de 1988, destacada no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e reafirmada a poucos anos como direito da criança, das famílias e também como dever do Estado, estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996, como “primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança [...], em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (título V, capítulo II, seção II, art. 29). Ou seja, a Educação Infantil é a etapa inicial da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. Já passou do tempo de acharmos que a Educação Infantil não tem a sua importância. Pelo contrário, por ser a base de toda a educação, sua importância é maior ainda! Todo o desenvolvimento posterior da criança irá refletir suas vivências, seu aprendizado na Educação Infantil.
Hoje, a Educação Infantil pode ser dividida basicamente em duas categorias: creches ou entidades equivalentes, que atendem à crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, e pré-escolas, que atendem a crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, uma vez que, o Projeto de Lei nº 144/2005, aprovado pelo Senado em  2006, estabelece a duração mínima de 9 anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 anos de idade. A matrícula da criança na Educação Infantil não é obrigatória, sendo uma opção da família, porém, é direito da criança e dever do Estado assegurar que esta educação seja mantida e tenha qualidade.

Não é obrigatória, mas todo mundo sabe (ou deveria saber) que a Educação Infantil possui um papel fundamental no processo de formação do sujeito. Atualmente a sua importância vem sendo cada vez mais reconhecida, fazendo com que a sociedade cada vez mais exija dos poderes públicos e também contribua para que esta evolua, pois depende também de uma Educação Infantil de qualidade, o futuro de nossas crianças, de nosso país, de nosso planeta!
Mas ainda assim, mães e pais, muitas vezes por ignorar a importância da Educação Infantil, colocam seus filhos em creches e pré-escolas, com o simples intuito de “guardar” seus filhos para que possam trabalhar sossegados, não compreendendo que aquelas horas diárias que seus filhos ficarão na “escolinha” são as horas que, provavelmente, irão determinar o tipo de adulto que ele irá se tornar. Por isso desvalorizam a Educação Infantil e acham que os profissionais que estão ali estão apenas brincando com seus filhos. Brincando também, pois brincar é um direito da criança! Cuidando, conhecendo e tentando compreender as particularidades de cada uma delas, desenvolvendo mecanismos que possam ajudar a construir a identidade desta criança, pois a Educação Infantil tem como finalidade cuidar para que a criança tenha o seu desenvolvimento integral, não só no aspecto físico, mas no aspecto intelectual, psicológico e social.
Hoje há inúmeras leis que visam proteger a infância garantindo os direitos da criança, como já foi citado antes, tornando não só obrigação do poder público, mas também da família e da sociedade em geral garantir que estas leis sejam cumpridas. Além disso, é crescente o surgimento de pesquisas, nas áreas médicas e educacionais, sobre desenvolvimento do homem, a formação de sua personalidade, a construção da inteligência e aprendizagem, mostrando o quanto é importante e necessário o acompanhamento e a assistência na infância. Crescente também é o número de estudiosos na área de produção das culturas infantis, história da infância e pedagogia da infância mostrando como é vasta e até complexa a temática da infância, fundamental para a formação do indivíduo.
Ou seja, a Educação Infantil está diretamente ligada a todos estes movimentos, que só tendem a crescer. Participar disso é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Hoje, mais do que nunca, sabe-se que uma criança que teve acesso à Educação Infantil de qualidade, terá um desempenho melhor no Ensino Fundamental, que por sua vez proporcionará um melhor desempenho no Ensino Médio e que por sua vez garantirá o sucesso na vida acadêmica. É tudo uma questão de lógica, uma construção firme e resistente é aquela que tem a base sólida. Portanto, convoco a todos: faça parte desse movimento também, valorize a Educação Infantil! 



*Texto de Érica de Campos - publicado em setembro de 2010, na Coluna Educação do jornal mensal A Voz do Lojista Meritiense - Jornal de circulação no município de São João de Meriti / RJ.


* Imagens: Logotipo do PROINFANTIL - curso promovido pelo MEC em parceria com os municípios com intuito de valorizar e qualificar os profissionais de Educação Infantil

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