sábado, 15 de janeiro de 2011

Benefícios da Leitura - PLANO DE AULA

(Plano de aula elaborado por Érica de Campos.)
 


    Sou aluna do Curso de Extensão de Informática Educativa da CEDERJ, e no ano passado para fechar a disciplina Mapas Conceituais, a atividade final era elaborar uma aula utilizando o recurso do Mapa Conceitual. 
  Então, pensei bastante e resolvi elaborar uma aula para professores, uma aula que eu gostaria de ter tido e o resultado saiu: uma aula abordando os benefícios da leitura utilizada como recurso em sala de aula, dando ao mesmo tempo como exemplo para essa utilização a temática da cultura africana e ou questões sobre o afrodescendente em sociedade.
    Bem, disciplina finalizada "com louvor", achei que seria legal compartilhar a aula com outras pessoas através do blog. Pedi a opinião da Profª Ale Camargo (aliás, o blog dela é maravilhoso! Recomendo uma visitinha no Educa-Ação!) e ela deu o "Ok" dela! Pronto. Depois de bastante tempo estou eu postando a aula... Espero que seja útil e que gostem do conteúdo!

Para saber mais sobre Mapas Conceituais clique aqui.


PLANO DE AULA

MAPA CONCEITUAL:

O Mapa Conceitual Benefícios da Leitura  deve ser utilizado na aula do planejamento que segue abaixo.

PLANEJAMENTO:

Tema/Título: Benefícios da Leitura/Valorização da presença e cultura afrodescendentes.

Duração: 4h com intervalo de 20min.

Público alvo: Professores (as) do Ensino Fundamental – 1° ao 5°ano.

Objetivos: Mostrar aos professores (as) os benefícios da leitura, buscando incentivá-los a produzir, em sala de aula, novas metodologias (atividades, projetos, etc.) para desenvolver em seus alunos e alunas o hábito da leitura prazerosa.

Desenvolvimento:
  • Discussão em grupo do texto (dado anteriormente para ser lido antes da aula): A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente - artigo de Leila Souza – contextualizando-o com nossa realidade;
  • Utilizar o Mapa Conceitual “Benefícios da Leitura” para incrementar a discussão, apontando de forma mais concreta os benefícios da leitura, forçando uma reflexão maior por parte de todos os participantes;
  • Terminada a discussão sobre o texto, apresentá-los uma série de livros de literatura infantil, abordando temas referentes à cultura africana ou questões sobre o afrodescendente em sociedade* e pedir que eles se organizem em duplas ou trios;
  • Organizados, os livros serão sorteados entre as duplas e trios;
  • Será pedido a cada dupla ou trio que desenvolvam duas atividades a partir da leitura do livro, descrevendo o que cada atividade desenvolve nos alunos e alunas, conforme o Mapa Conceitual utilizado: “Benefícios da Leitura”;
  • Pedir que cada dupla ou trio esquematizem um pequeno Mapa Conceitual com base no que será desenvolvido nas atividades elaborada por eles.
Avaliação: De maneira descontraída, cada dupla ou trio irá apresentar à turma seu livro e atividades desenvolvidas, seus mapas e dizer o que foi acrescentado a eles na aula que tiveram, ou seja, se foi produtivo e o porquê.

Materiais: Papel e caneta; computador com projetor (data show); livros de literatura infantil.


*Sugestões de livros de literatura infantil que abordam temas referentes à cultura africana ou questões sobre o afrodescendente em sociedade:

- O tabuleiro da baiana, de Sônia Rosa;
- Capoeira,  de Sônia Rosa;
- Jongo, de Sônia Rosa;
- Lindara, de Sônia Rosa;
- Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem, de Raul Lody;
- Ana e Ana, de Célia Godoy;
- Chuva de manga, de James Ruinford;
- Obax, de André Neves;
- O menino marrom, de Ziraldo;
- O cabelo de Lêlê, de Valéria Belém;
- O amigo do rei, de Ruth Rocha.

6 comentários:

  1. Oi Érica, demorei para ver sua postagem porque fiquei de férias do blog (hehehe). Eu pequei apenas tutoria de alfabetização digital, infelizmente não nos encontraremos. Tenho certeza que vc vai amar o PIVOT, é ótimo!!!!

    A sua postagem do mapa ficou show!!!! Parabéns!!!

    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom que você gostou! Estou ansiosa para conhecer o PIVOT, realmente é uma pena eu não ter me inscrito em sua disciplina, mas tenho certeza que nos encontraremos por aí! Obrigada por sua visita, seja sempre bem-vinda aqui! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. essa pedagoga é mesmo muito boa gostei muitop do texto dela

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito vou reproduzir sua ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, obrigada pelo incentivo... já está trabalhando no projeto? Gostaria de saber sobre. Quando puder, compartilhe sua experiência. Abraços!

      Excluir