quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pintando Brasileiros - WEBQUEST

(WebQuest criada por Érica de Campos.)


Desembarque de Colonizadores - 1959, de Di Cavalcanti

     Esta WebQuest pode ser aplicada a partir do 1°ano do Ensino Fundamental, podendo ser feitas adaptações de acordo com as características de cada turma.  Sendo interdisciplinar (abrangendo as disciplinas Português, Educação Artística e Informática Educativa), esta WebQuest foi criada com o intuito de sensibilizar o olhar dos alunos(as) e também dos professores(as) - e por que não?! - para a arte feita pelos pintores brasileiros. 

Abaporu - 1928, de Tarsila do Amaral

     Existem artistas infindos que não podem ser esquecidos e que estão inseridos na história, no cotidiano do Brasil, que criaram e criam telas maguiníficas e que nem sempre são conhecidos e prestigiados pela população brasileira.

     Além disso, paralelamente, esta WQ quer mostrar a função do texto jornalístico – o que ele é e como é feito.

     Enfim, esta WebQuest pretende mostrar, desenvolver e finalmente criar a arte também, a partir do conhecimento do que faz e do que fizeram nossos pintores brasileiros, de suas vidas e obras. 

     Espero que todos aqueles que usem e participem desta WQ gostem da experiência de conhecer um pouco mais sobre artistas plásticos brasileiros e também compreendam um pouco mais sobre os textos jornalísticos.
      E que em todos desperte um pouco mais o olhar para a arte plástica e que os sentimentos possam surgir de forma a contribuir para um mundo interior melhor, com mais imagens, cores, significados...



Fachada Festiva, de Alfredo Volpi
      


Então, meus amigos e amigas, mãos à obra! 




Clique no link abaixo para visitar e participar desta WebQuest:  



Para saber o que mais sobre WebQuests clique neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário