quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um Dia das Crianças inexplicável (ou Eu e Pretinha)

*Para Pretinha (muito obrigada por me ligar à criança que existe em mim!)
 
Pretinha
    Feriado. Arrumando meu quarto, limpando tudo, hoje me deparei com a realidade de que minha primeira boneca está ficando careca, seus cabelos caem conforme mexemos neles.

   Ela foi a única lembrança física da infância que guardei comigo, tive mais uma ou duas bonecas naquele tempo, mas essa era a única que me divertia, ela era a única boneca que guardava no coração junto com a pipa, o videogame, a bola-de-gude, a bicicleta, o playmobill, a caixa de lápis de cor, os livros de histórias, o lego, a bola, a queimada e o “pique nosso de cada dia”. Talvez por ser mais velha que eu (apesar dela ter sido minha primeira boneca, eu não era sua primeira dona), era minha amiga: tinha os olhos cor de mel que eu invejava e o “cabelo duro” igual ao meu, eu sabia podia confiar nela.


    E agora seu cabelo caia e eu nem tinha me dado conta disso antes. Sinto-me culpada. Abandonei-a, é fato. Talvez eu tenha esquecido da criança que há em mim... Por isso resolvi recuperar-me num tempo perdido – era preciso me encontrar criança alegre novamente. Hoje é Dia das Crianças, o dia perfeito.


     Dei banho na Pretinha (esse é o seu nome) com xampu e condicionador, lavei sua roupa com sabonete. Na hora de secá-la fui com cuidado para que não caísse tanto cabelo assim, mas como sua dona, seus cabelos caem, mas não o suficiente para que se perceba tanto! Ela ficou cheirosinha, como nos velhos tempos, ela ficou feliz assim como eu. Passei sua roupa quando secou e a vesti. Enfeitei seu cabelo, a perfumei e coloquei-a na prateleira do quarto junto aos meus livros preferidos. Tiramos uma foto para o blog e estamos aqui. Ganhamos o dia!
 
Eu e Pretinha

     Assim foi minha (nossa) manhã e um pedacinho da tarde de hoje. Encontrei comigo mesma criança. Foi um encontro inexplicável, maravilhoso e renovador, tanto para mim quanto para Pretinha.

     É preciso, ao menos por vezes, exercitar nossa criança para que ela também não envelheça. Eu sei que nesse nosso mundo atual isso pode parecer difícil em meio a tantos afazeres e informações, até mesmo as crianças estão esquecendo (ou desaprendendo?!) de sê-las. Mas é preciso acreditar, afinal, esse dia representa muito – Alegria, energia, saúde e paz: Esperança num futuro melhor!



Desejo a todos no dia de hoje, e sempre que possível, que assim como eu, encontrem-se crianças novamente!

2 comentários:

  1. Ficou lindo!!!
    Sua sensibilidade é magnífica!

    A boneca realmente parece com vc!!!
    Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  2. ha ha ha! Pretinha e eu somos meio irmãs... Obrigada! O dia hoje foi realmente mágico... Se reencontrar, ter boas lembranças foi muito bom e importante pra mim.

    ResponderExcluir