sábado, 15 de outubro de 2011

Uma boa lembrança escrita à Giz (ou Feliz Dia dos Professores)

*Para o Professor Pedro Ivo.


"Eu rabisco o sol que a chuva apagou..."


    Me lembro como se fosse hoje a palavra Giz escrita à giz no quadro-negro e o Professor Pedro Ivo olhando para a turma e a gente sem saber o que viria (eu já sabia que seria bom!). Uns segundos de silêncio se fizeram e depois veio o seu discurso meio que emocionado sobre como a música Giz (do álbum O descobrimento do Brasil, 1993 - Legião Urbana) o havia tocado - cantarolava em meio suas divagações sobre a simplicidade do tema e da melodia, ele estava simplesmente encantado e acabou me encantando também, pois essa se tornou uma das melhores lembranças da minha vida escolar...

     Todos nós temos um professor (ou professora) inesquecível. Pedro Ivo foi o meu professor de Geografia da 6ª à 8ª série (atualmente diria do 7º ao 9º ano). Paraense, apaixonado por sua profissão e pelo Brasil, dedicado aos alunos, com ele aprendi muitas coisas importantes que hoje me inspiram como educadora, dentre elas ter disciplina, responsabilidade e ter paixão pelo que faz. Para quem quer que o visse em sala de aula ficava óbvio o seu amor pela educação: Lançando conteúdo, chamando a atenção da turma ou fazendo um discurso indignado com alguma situação em questão na sociedade, eu ficava sempre maravilhada, ele era para mim o melhor professor de todos e até hoje é uma de minhas melhores referências, ele sempre rabiscava o sol quando a chuva o apagava.

     Posso dizer que foi com o professor Pedro Ivo que comecei a desenvolver meu pensamento crítico (na verdae com ele e com o professor Fernando, que dava a disciplina de Português na mesma época) através de atividades envolvendo o conteúdo a ser dado com folclore brasileiro, música, literatura e cinema - Lembro-me de ter ficado super feliz em acertar uma questão lançada em sala de aula onde pedia para justificarmos a frase "Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza" - País tropical de Jorge Ben. Foi nesta época que comecei a escutar (querendo interpretar as letras) entre outros, Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas, Caetano Veloso, Chico Buarque... Enfim, foi nesses três anos que as coisas começaram a querer fazer sentido à minha volta, os questionamentos começaram a brotar na minha mente e o hábito por procurar o conhecimento também fora da sala de aula iniciou - livros, músicas e filmes se tornaram para mim os meios mais prazerosos de aprendizagem.

     O que eu queria deixar aqui como mensagem, neste dia especial, é que um professor pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa, mas nem sempre isso é reconhecido pelo estado ou pela sociedade. Muitas vezes nós mesmos (profissionais da educação) nos diminuimos perante outras profissões. Eu sei, está cada vez mais preocupante o retrato da Educação em nosso país, mas também sei que enquanto houver professores que amam sua profissão como o inesquecível Pedro Ivo mais crianças terão boas lembranças e referências em seu futuro assim como aconteceu comigo. É preciso mantermos a esperança viva, rabiscar o sol todas as vezes que a chuva apagá-lo...

Um Feliz dia dos Professores para todos nós!!!



*Professor Pedro Ivo, onde quer que estejas (e espero que estejas muito feliz), fica aqui o meu muitíssimo obrigada por seus ensinamentos e pelas boas lembranças, pelo exemplo de profissional que me destes.


Não há como ouvir Giz e não lembrar do Professor Pedro Ivo.
Espero que esta música te dê também boas lembranças.



♫♪ "Quero que saibas que me lembro, queria até que pudesses me ver.
És parte ainda do que me faz forte..." ♪♫ 


Giz - Legião Urbana (ao vivo)


Giz 
(Renato Russo, Dado Villa-lobos e Marcelo Bonfá - Legião Urbana)

E mesmo sem te ver
Acho até que estou indo bem
Só apareço, por assim dizer
Quando convém aparecer
Ou quando quero
Quando quero

Desenho toda a calçada
Acaba o giz, tem tijolo de construção
Eu rabisco o sol que a chuva apagou
Quero que saibas que me lembro
Queria até que pudesses me ver
És parte ainda do que me faz forte
E, pra ser honesto,
Só um pouquinho infeliz...

Mas tudo bem
Tudo bem, tudo bem...
Lá vem, lá vem, lá vem
De novo...
Acho que estou gostando de alguém
E é de ti que não me esquecerei

(Quando quero....
Quando quero...
Quando quero...
Eu rabisco o sol que a chuva apagou...
Acho que estou gostando de alguém...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário